Vencedores do concurso Odysseus observam lançamento especial na Guiana Francesa

Os vencedores do concurso Ciência espacial Odysseus 2015-2016 viajaram para a Guiana Francesa para testemunhar o lançamento bem-sucedido de um foguete Ariane 5. A viagem foi apenas uma parte dos prémios que lhes foram conferidos por ocuparem o lugar de topo nas finais internacionais Odysseus em julho deste ano. Do mesmo modo existem oportunidades excitantes  a aguardar os jovens europeus no ciclo de competição 2016-2017. Estão abertas as inscrições on-line. O prazo para apresentação dos projectos concluídos é 31 de março de 2017.

“Uma experiência assombrosa”

 Assistir ao lançamento de um foguetão no espaçoporto da Guiana Francesa foi uma experiência inesquecível para os vencedores de Odysseus.Foi incrível só o facto de assistir à transferência do foguete para a plataforma de lançamento”, says Alice Antonelli da Itália. Ela venceu o primeiro prémio na categoria Explorers da competição destinada a alunos universitários. No dia 17 de novembro foi a primeira vez que um foguetão Ariane 5 foi usado para colocar em órbita satélites para a constelação europeia Galileo. Para o português Nelson Rebelo a viagem foi nada menos que “um sonho tornado realidade”. O Nelson fez parte de uma equipa de Portugal de três alunos do ensino secundário que venceram o concurso na categoria Pioneers. Também no próximo ano, os vencedores dos primeiros prémios e ambas as categorias poderão visitar o espaçoporto europeu na América do Sul, para além de ganhar estágios na indústria espacial.

 

 

Procuram-se: Jovens europeus com espírito de descoberta e interesse pela ciência espacial

Organizado em várias rondas (nacional, regional e internacional), a competição está aberta a participantes de escolas primárias, secundárias e universidades. Os professores e alunos são encorajados a envolver-se organizando equipes; A ajuda de mentores está disponível mediante solicitação. As inscrições podem ser submetidas em qualquer das 24 línguas oficiais da UE.  Informações detalhadas – incluindo um kit de media e instruções detalhadas sobre como submeter uma entrada online – estão disponíveis em www.odysseus-contest.eu.